Google+ Por que rezar o Santo Terço ? ~ APOLOGÉTICA DA FÉ CATÓLICA



Publicidade

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Por que rezar o Santo Terço ?



O Terço (5 Pai Nossos e 5 dezenas de Ave  Marias) é a terça parte do Rosário (15 Pai Nossos e 15 dezenas de Ave  Marias), uma oração católica de contemplação, louvor e súplica a Santíssima Virgem e ao próprio Cristo. Até pouco tempo atrás se contemplavam 3 mistérios (gloriosos, dolorosos e gozosos), recentemente houve o acréscimo de mais um mistério pelo Papa João Paulo II na carta apostólica Rosarium Virginis Mariae (luminosos). O Papa Paulo VI ensinou que ele tem índole comunitária, se nutre da Sagrada Escritura e gravita em torno do mistério de Cristo.
A palavra Rosário significa 'Coroa de Rosas', cada vez que se reza uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. Quanto mais se invoca Maria repetindo as Ave Marias, tanto mais se evoca o Cristo, o ‘bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus’. A oração do Santo Rosário e um “resumo de todo o Evangelho” (CIC 971). Devemos ter o Terço como uma arma espiritual, o próprio Cristo ensinou: ‘vigiai e orai para não cair em tentação’ (Mt 26, 41).
Na medida em que o vamos rezando e contemplando, ele nos abre um ‘painel catequético e bíblico’ da história da Salvação. Tudo o que Jesus fez para nos dar o Reino do Pai. No caminho da oração vamos percorrendo o itinerário do discipulado junto com Maria, a discípula primeira e maior. Os 'Pai nossos', as 'Ave Marias' e os 'Glórias ao Pai' entrelaçam episódios importantes vividos por Jesus e Maria. Cenas de alegrias, dores, glória e vivência do Reino.
Não somos obrigados a rezar o Terço, mas a Igreja nos convida a esta oração, ‘a piedade da Igreja para com a Santíssima Virgem é intrínseca ao culto cristão’ (CIC 971). Entre os que o rezam não haverá ninguém que ignore sua validade. Milhões e milhões de pessoas pelo mundo inteiro o rezam em todas as línguas e idades, grandes Santos e Papas o degustavam com alimento espiritual.
Feita com devoção e piedade esta prece tão excelente tem alcançado muitas graças divinas. Por ela a Igreja superou grandes crises em sua história ao longo dos séculos: heresias, guerras, tragédias e perseguições. Esta prece promove grande auxilio na vida do cristão, é um refugio altamente indicado em momentos de grandes aflições. Depois do Pai-nosso é a oração mais conhecida e mais popular dentro da Igreja. Nenhum cristão deveria deixar de fazê-la.
O Terço não se trata de repetição mecânica de palavras. O seu grande segredo está na meditação dos mistérios de nossa redenção, vividos por Jesus e Maria. ‘A meditação mobiliza o pensamento, a imaginação, a emoção e o desejo. Essa mobilização é necessária para aprofundar as convicções de fé, suscitar a conversão do coração e fortificar a vontade de seguir a cristo’ (CIC 2709). Através do Terço podemos confirmar nossa fé na Sagrada Escritura: Orai sem cessar (I Tes 5, 17).

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by |