Google+ Por que batizar crianças e bebês ? ~ APOLOGÉTICA DA FÉ CATÓLICA



Publicidade

sábado, 10 de março de 2012

Por que batizar crianças e bebês ?

As Escrituras dizem que o batismo “lava os nossos pecados” (Atos 2:38, 1 Pedro 3:21, Heb. 10:22-23 e outros), assim as crianças e bebês católicos são batizados, para que possam ser lavados da mancha do pecado original. Depois do pecado de Adão e Eva no jardim do Edem, todas as pessoas nascem com o pecado original. Através do dom da graça no Baptismo, Deus lava essa mancha do pecado original e nos torna parte de Sua família e oferece-nos a vida eterna.
Os católicos acreditam que o nosso amoroso Pai Eterno  não pretende negar o Seu amor e graça a quem quer que seja, inclusive crianças. Batismo simplesmente requer receptividade, nem que seja por parte dos pais. Jesus disse sobre as crianças:
“Deixai as crianças virem a mim, e não as impeçais, porque o reino dos céus pertence a tais como estes.” (Mt 19:14, Marcos 10:14 e Mateus. 18:2-5)
O texto grego de Atos 2:38, diz: “Metanoesate kai bapistheto hymon hekastos.” A tradução disto é:
“Se vos arrependerdes, então cada um que faz parte de vós deve ser batizado.”
Ao afirmar “cada um que faz parte de vós”, esta passagem está realmente nos dizendo que as crianças ou filhos, que fazem parte de seus pais, devem ser batizadas, assim como seus pais.
Este ensinamento é ecoado pelo apóstolo Pedro em Atos 2:39.
Pedro respondeu: “Arrependei-vos cada um de vós e sedes batizado, em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados. E  recebereis o dom do Espírito Santo. A promessa é para vós e vossos FILHOS e para todos os que estão longe, para todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar.” Do mesmo modo São Paulo faz referência ao batismo como “a nova circuncisão” dos crentes em Cristo:
Nele também vocês foram circuncidados, no adiamento da natureza pecaminosa, não com uma
circuncisão feita por mãos de homens, mas com a circuncisão feita por Cristo, tendo sido sepultados com ele no batismo e ressuscitados pela fé no seu poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. (Colossenses 2:11-12)
Quando Pedro diz em Atos 2:38-39, que a promessa do batismo é “para você e seus filhos, e aqueles muito longe.” A palavra grega para “filhos” é teknon. Esta é a mesma palavra usada em Atos 21:21 para descrever crianças de oito dias de idade. Sendo assim, Pedro afirma que o batismo é tanto para crianças quanto para adultos. Além disso, em Atos 16:15, diz Lydia e “sua casa ou lar” foram batizados. A palavra para ” casa ou lar” é oikos, e sua definição incluia a lactentes e crianças. Veja também 1 Coríntios 1:16, Atos 16:33, 10:47-48 – outros exemplos “oikos” é usado.
Lembre-se que a Antiga Aliança incluída crianças. Eles se tornariam membros da família de
Deus aos oito dias de idade quando eram circuncidados. Por isso, como afirmado acima, Paulo chama o batismo de “a nova circuncisão” em Colossenses 2:11-12.
Pois Paulo entende que o batismo deve incluir as crianças na Nova Aliança, assim como Deus as incluiu na Antiga Aliança. Se Deus tivesse excluído crianças em sua Nova Aliança, os judeus teriam considerado a Nova Aliança foi pior ou falha, ao compara-la com a Antiga Aliança.
Quando colocamos todos estes peças juntos, fica claro que o batismo infantil não é uma “tradição” não-bíblica adotada pelos católicos, mas uma doutrina aceita pelos apóstolos de Jesus Cristo. A evidência bíblica para a entendimento católico é perfeitamente confirmado nos escritos dos primeiros cristãos, por exemplo, neste texto de Orígenes, apenas alguns anos depois de Cristo:
“A Igreja recebeu dos Apóstolos a tradição do batismo dado mesmo para crianças. Para os apóstolos, a quem foram confiados os segredos dos mistérios divinos, sabia que existe em todos as manchas do pecado inato, que são lavados pela água e pelo Espírito “(Orígenes, 248 dC – Comentários sobre Romanos 5:9).

0 comentários :

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by |